São Paulo Santo André São Bernardo São Caetano Guarulhos Mauá
Arujá Itaquaquecetuba Poá Suzano Ferraz de Vasconcelos Mogi das Cruzes

Areia e Pedra

A areia

A areia é considerada um mineral e é basicamente constituída de quartzo de granulação fina. A areia para construção pode ser obtidas de leitos de rios e planícies aluviais, rochas sedimentares e mantos de alteração de rochas cristalinas. A areia de praia não é recomendada para a construção civil, por causa do alto volume de sal que ela contém.

O modo de extração

Dependendo do local da extração a lavra pode ser por desmonte hidráulico, escarificação ou dragagem.

Extração de areia

Extração de areia em rios, uma atividade extremamente danosa para a vida de um rio, quando não é feita dentro dos padrões de preservação ambiental.
Como é retirada areia do rio?
A draga coleta a areia do fundo do rio, esta areia passa por tubos e é processada para separar a areia da água, esta água volta para o rio depois de passar por um processo de oxigenação. Depois deste processo a areia é carregada por esteira ate silos de armazenamento que  precisam ficar distantes das margens dos rios.
Dos silos a areia é carregada para os caminhões que não sua maioria caminhões basculantes.
Com a extração correta da areia podemos ate beneficiar os rios aumentando sua calha os peixes encontram melhores condições para viver e melhora também a navegação dos barcos.
Com a extração incorreto prejudica o rio causando  assoreamento  e erosão.
Assoreamento: é o acumulo de detritos nas margens e leitos dos rios isso pode acontecer naturalmente ou provocado por ações do homem.
Erosão: é um desgaste nas encostas dos rios que causam o desmoronamento de porções do barranco para dentro do rio este processo pode ser natural ou não.

Areia Lavada?

Sim todos os tipos de areia usada na construção civil precisa ser lavada para tirar o excesso de barro e terra, a areia é extraída do porto, pode ser do morro ou do rio e depois é lavada. Após este processo ela é amontoada para depois ser transportada pelo caminhões caçambas dos areeiros.

Beneficiamento da pedra

A brita um e a brita zero são peneirada para ficarem com os grãos todos do mesmo tamanho para uma melhor qualidade do material. O pó que sobra vira um produto chamado pó de brita, e as pedras maiores viram brita 2,3 e 4 , rachão e bica corrida.




Desenvolvido por M3K Marketing Digital